quarta-feira, 6 de abril de 2016

Placas de Rede

Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC, do acrônimo inglês Network Interface Card) é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores de uma rede.
A placa de rede é o hardware que permite aos computadores conversarem entre si através da rede. A sua função é controlar todo o envio e recepção de dados através da rede. Cada arquitetura de rede exige um tipo específico de placa de rede; sendo as arquiteturas mais comuns a rede em anel Token Ring e a tipo Ethernet.

external image PLREDEDLINKDFE538TX.jpg
imagem obtida http://www.inforpascoa.pt/media/image/PLREDEDLINKDFE538TX.jpg


Qual é o papel da placa de rede?


Serve para receber e enviar informação.

As placas de rede são periféricos de entrada e saída e são utilizadas para interligar um computador a uma rede local informática.

Uma placa de rede serve de interface físico entre o computador e o cabo. Prepara, para o cabo de rede, os dados emitidos pelo computador, transfere-os para um outro computador e controla o fluxo de dados entre o computador e o cabo. Traduz também os dados que vêm do cabo e tradu-los em bytes para que a Unidade Central do computador os compreenda. Assim uma placa de é uma placa de extensão que se insere num conectivo de extensões (slot). 

Além da arquitetura usada, as placas de rede à venda no mercado diferenciam-se também pela taxa de transmissão, cabos de rede suportados e barramento utilizado (On-Board, PCI, ISA ou Externa via USB). As placas de rede para Notebooks podem ser on-board ou PCMCIA.
Quanto à taxa de transmissão, temos placas Ethernet de 10 Mbps / 100 Mbps / 1000 Mbps e placas Token Ring de 4 Mbps e 16 Mbps. Como vimos no trecho anterior, devemos utilizar cabos adequados à velocidade da placa de rede. Usando placas Ethernet de 10 Mbps, por exemplo, devemos utilizar cabos de par trançado de categoria 3 ou 5, ou então cabos coaxiais. Usando uma placa de 100 Mbps o requisito mínimo a nível de cabeamento são cabos de par trançadoblindados nível 5. No caso de redes Token Ring, os requisitos são cabos de par trançado categoria 2 (recomendável o uso de cabos categoria 3) para placas de rede de 4 Mbps, e cabos de par trançado blindado categoria 4 para placas de 16 Mbps. Devido às exigências de uma topologia em estrela das redes Token Ring, nenhuma placa de rede Token Ring suporta o uso de cabos coaxiais.


Envio e controlo de dados


Antes de a placa emissora enviar os dados, dialoga via eletrônica com a placa receptora para definirem os seguintes pontos :

  • Dimensão máxima dos grupos de dados a enviar
  • Volume de dados a enviar antes de confirmação
  • Intervalos de tempos entre as transmissões parciais de dados
  • Prazo de espera antes de envio da confirmação
  • Quantidade que cada placa pode conter antes de profusão
  • Velocidade de transmissão dos dados

Se uma placa mais recente, e por isso mais sofisticada, comunica com uma placa mais lenta, elas devem encontrar uma velocidade de transmissão comum. Certas placas têm circuitos que lhes permitem adaptar-se ao débito de uma placa mais lenta.

Há então uma aceitação e um ajustamento dos parâmetros próprios a cada uma das duas placa antes da emissão e recepção dos dados. 
Além da arquitetura usada, as placas de rede à venda no mercado diferenciam-se também pela taxa de transmissão, cabos de rede suportados e barramento utilizado (On-Board, PCI, ISA ou Externa via USB). As placas de rede para Notebooks podem ser on-board ou PCMCIA.
Quanto à taxa de transmissão, temos placas Ethernet de 10 Mbps / 100 Mbps / 1000 Mbps e placas Token Ring de 4 Mbps e 16 Mbps. Como vimos no trecho anterior, devemos utilizar cabos adequados à velocidade da placa de rede. Usando placas Ethernet de 10 Mbps, por exemplo, devemos utilizar cabos de par trançado de categoria 3 ou 5, ou então cabos coaxiais. Usando uma placa de 100 Mbps o requisito mínimo a nível de cabeamento são cabos de par trançado blindados nível 5. No caso de redes Token Ring, os requisitos são cabos de par trançado categoria 2 (recomendável o uso de cabos categoria 3) para placas de rede de 4 Mbps, e cabos de par trançado blindado categoria 4 para placas de 16 Mbps. Devido às exigências de uma topologia em estrela das redes Token Ring, nenhuma placa de rede Token Ring suporta o uso de cabos coaxiais.

0 comentários:

Postar um comentário